Essa região pertencia à Freguesia de Cabo Verde.
- 8 de outubro de 1784, o Alferes José Martins Borralho obteve sesmaria, ao pé da Serra da Esperança, entre os ribeirões Sapé e Águas Verdes.
- 1787, foi batizado o primogênito na Matriz de Cabo Verde, cujo o nome era Manuel.
- 1799, foi erguida uma pequena ermida, dedicada a Nossa Senhora das Dores, a qual foi demolida para dar lugar a uma Capela concluída em 1801, e que passou a ser denominada Capela de São José e Nossa Senhora das Dores.
- 21 de janeiro de 1802, Januário Garcia Leal, o "Sete Orelhas", recebe carta patente, nomeando-o Capitão de Ordenanças do Distrito de São José e Nossa Senhora das Dores.
- 22 de julho de 1805, foi feita a doação do patrimônio aonde encontra-se a atual igreja Matriz.
- 1817, nasce Joaquim Leonel Pereira de Magalhães, futuro Major da Guarda Nacional, professor e politico que se casaria, em segundas nupcias, com Ana Custodia de Moraes Navarro, irmã do Barão de Cabo Verde. Era filho do fazendeiro Tte. Cel. Antônio Joaquim Pereira de Magalhães que possuia em Alfenas uma de suas fazendas, quando o censo de 1831 o apontava com 24 escravos em sua propriedade rural, nessa cidade.
- 7 de outubro de 1860, a Freguesia foi elevada a categoria de vila, como nome de Vila Formosa de Alfenas.
- 15 de outubro de 1869, a vila passou à categoria de cidade,com o nome de Formosa de Alfenas, e depois em 23 de setembro de1871, simplificado para Alfenas, para não confundir com outra de mesma denominação, em Goiás.