Criar uma Loja Virtual Grátis
AIMORÉS MG
AIMORÉS MG


AIMORÉS MG

 

Aimorés é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se na Mesorregião do Vale do Rio Doce e é a principal cidade da Microrregião de Aimorés, possuindo uma população de 24.969 habitantes, de acordo com o censo realizado pelo IBGEem 2010.[4] Sua área é de 1.349,987 km², dos quais 3,573 km² estão no perímetro urbano da sede do município.

 

Denominada "a terra do sol eterno" a ocupação da região onde fica o município de Aimorés teve início em 1856, quando os primeiros posseiros, os irmãos João e Luís de Aguiar e um cunhado de nome Inácio Mançores, vindos da Paraíba do Sul (RJ), chegaram a propriedade do Tenente Francisco Ferreira da Silva, no município de Manhuaçu.

Ganharam as cabeceiras do rio Pocrane, no município de Ipanema, seguiram margeando-o até o rio Manhuaçu e por este desceram até a confluência com o rio Doce. Como o lugar oferecia vantagens econômicas, com seu solo fértil, caça abundante e rios piscosos, estabeleceram-se como produtores rurais e mineradores em busca de ouro e pedras preciosas.

Somente por volta de 1870 vieram para o município os desbravadores com o verdadeiro propósito de implantar o progresso por meio da agricultura e da pecuária. Entre esses destaca-se Paulo Martins dos Santos.

Denominaram a nova terra de Natividade. Incentivaram a agricultura, a pecuária e foram aos poucos povoando o local que até então era dominado pela tribo dos tapuias ou aimures. Outras pessoas foram atraídas pela notícia da fertilidade e riqueza da zona e para lá se dirigiram, crescendo assim a localidade.

Em 1915 passou a chamar-se Aimorés, em homenagem aos primitivos habitantes da terra, os índios botocudos do grupo "aimure/guimaré" (aimoré) e à categoria de município e cidade em 18 de setembro de 1925, sendo importante considerar que hoje esta tribo está totalmente extinta, mas, acabaram por ser miscigenar com outras raças, em especial a branca, o que ajuda a explicar que atualmente nota-se traços indígenas em boa parte da população aimoreense.

O município foi o mais importante de todo o leste mineiro, atraindo migrantes de várias regiões. Contou com um grande número de serrarias e cerâmicas e um importante porto às margens do rio Doce. Na década de 1960 a cidade tinha perto de 50 mil habitantes e já declinava sua população. Pela sua proximidade com Vitória, cerca de 160 km, acaba sendo polarizada pela capital do estado do Espírito Santo, com acesso fácil e rápido por rodovia e ferrovia.

Translate this Page

Rating: 2.6/5 (652 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página


Rádio Portal Gospel